top of page

BLOG

Neste espaço, compartilhamos um pouco da nossa experiência

  • Foto do escritor: Instituto Saúde Única
    Instituto Saúde Única
  • 14 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de mar.



O Protocolo de Perícia em Bem-Estar Animal (PPBEA) é um documento desenvolvido para auxiliar assuntos relacionados ao bem-estar animal e as situações que envolvem maus-tratos. O PPBEA é uma ferramenta de diagnóstico do grau de bem-estar animal que tem como principal objetivo auxiliar na identificação de situações de sofrimento animal.


Esse protocolo pode ser usado por médicos veterinários e pesquisadores que trabalham com animais domésticos como cães, gatos, aves, bem como animais de fazenda, como bovinos, ovinos, equinos, suínos, etc.


O formato do PPBEA possibilita a padronização e facilita a construção do relatório técnico pelo médico veterinário, já que inclui a avaliação das necessidades físicas, comportamentais e psicológicas dos animais. Além disso, o PPBEA pode ser

empregado para padronizar protocolos de exames periciais e tem sido utilizado por órgãos de perícias oficiais, sendo atualmente aplicado por peritos criminais em no mínimo nove estados brasileiros, além da aplicação em rotinas de fiscalizações administrativas em alguns municípios. É importante ressaltar que se trata de uma ferramenta objetiva, mas que requer treinamento e capacitação para o seu uso correto.


Fonte: Peritus Vet


  • Foto do escritor: Instituto Saúde Única
    Instituto Saúde Única
  • 13 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de mar.



Os principais prejuízos da pecuária para o meio ambiente incluem:


*Desmatamento: A pecuária é uma das principais causas de desmatamento, especialmente em regiões como a Amazônia, onde pastagens são criadas em áreas antes cobertas por florestas.


*Emissão de gases do efeito estufa: A atividade pecuária é responsável por cerca de 18% da emissão global de gases do efeito estufa, superando até mesmo as emissões dos veículos.


*Consumo excessivo de água: A pecuária demanda uma grande quantidade de água, tanto para o consumo dos animais quanto para o processo de abate, contribuindo para o esgotamento dos recursos hídricos.


*Desperdício de alimentos: Há um grande desperdício de energia na produção de carne, pois os animais consomem muita matéria vegetal que poderia ser utilizada diretamente na alimentação humana.


*Perda de biodiversidade: A transformação de habitats naturais em pastagens leva à perda de biodiversidade, afetando a flora e fauna locais.


*Poluição e problemas ambientais: A pecuária também contribui para a poluição da água e do ar, além de gerar resíduos sólidos que impactam negativamente o meio ambiente.


Esses impactos são significativos e exigem atenção para a adoção de ações com vistas a acabar com a indústria de criação de animais para consumo, construindo sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.

  • Foto do escritor: Instituto Saúde Única
    Instituto Saúde Única
  • 12 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de mar.




O Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos é o termo utilizado para definir um conjunto de estratégias que objetivam prevenir a falta de controle e o abandono animal, além de promover a saúde da comunidade, o bem-estar animal e o equilibrio ambiental.


As principais estratégias dos programas de manejo são:

* o controle reprodutivo

* a educação transformadora para a guarda responsável

* o controle de recursos e movimentos

* o estímulo à adoção

* o registro e identificação dos animais, dentre outras.


Para monitorar ações de manejo populacional devem-se utilizar quatro grupos de indicadores:

* as populações de animais

* interação humano/animal

* serviços públicos

* zoonoses


O manejo populacional exige estratégias políticas, sanitárias, etológicas, ecológicas e humanitárias que sejam socialmente aceitas e sustentáveis, integrando também o controle de zoonoses e se inserindo no conceito de Saúde Única.


Fonte: IMVC


O Instituto Saúde Única é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 03 de novembro de 2023, no Dia Mundial da Saúde Única. Com sede em Minas Gerais, nossa missão é promover e desenvolver ações que visem à defesa, preservação e reparação do meio ambiente, além de valorizar a diversidade cultural e socioeconômica das comunidades.

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Obrigado pelo envio!

CONTATO

 (33) 99122-6214

instituto@saudeunica.org

CNPJ: 59.566.193/0001-95

© 2025 por Instituto Saúde Única.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page